quarta-feira, 17 de abril de 2013

18  de  abril  -  Dia  do  Livro  Infantil


Dia Nacional do Livro Infantil



Monteiro Lobato e alguns de seus personagens
O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.
“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.
Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.
Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.
Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.
Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?
Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.
Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.
Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia


História dos Personagens do Sítio do  Picapau  Amarelo de Monteiro Lobato




DONA BENTA


Dona Benta Encerrabodes de Oliveira, uma grande mestra na geografia. Essa senhora com cerca de 60 anos é dona do Sítio do Picapau Amarelo, um lugar muito bonito, com uma casa grande, muito antiga onde tudo é muito amplo e fresco. Ela mora aí com a Tia Nastácia, que cuida da cozinha e da limpeza da casa e sua neta Lúcia, que todo mundo conhece como Narizinho. Pedrinho, outro neto de Dona Benta, não troca o sítio por nenhum outro lugar do mundo para passar suas férias. Nesse sítio acontecem as coisas mais incríveis. Até petróleo encontraram. Furaram um poço com uma produção de 500 barris por dia. Com isso, de uma hora, para outra Dona Benta que era pobre virou rica.




TIA NASTÁCIA

A melhor quituteira deste e de todos os mundos que existem.  Ela cozinhou até para São Jorge, na Lua. Quem comia uma vez os seus bolinhos não podia nem sequer sentir o cheiro de bolos feitos por outras cozinheiras. Além de cuidar da cozinha, ela é uma faz-tudo na casa. Foi ela quem praticamente criou a Narizinho, e quem fez a Emília. É uma grande contadora de estórias. A turma do sítioadorava ficar à noite ouvindo seus " causos ", comendo rosquinha de polvilho.






EMILIA
É uma boneca de pano feita pela Tia Nastácia, com olhos de retrós preto, sobrancelhas lá em cima. Era muda até que engoliu a pílula da fala inventada pelo doutor Caramujo. A partir daí, fala como uma matraca. Emília é muito independente, a tal ponto que ela mesma se auto define como "independência ou morte". É também uma filósofa que acredita que "a verdade é uma espécie de mentira bem pregada das que ninguém desconfia".








VISCONDE
Foi feito de um sabugo de milho, com umas palhinhas no pescoço, usa cartola na cabeça e tem um sinal de coroa na testa. Por isso é o Visconde de Sabugosa. Um verdadeiro sábio. Estuda muito. Quase morreu empanturrado de álgebra. Ensina geografia e geologia pra turma e ajudou a descobrir petróleo nas terras do sítio. E como ele sabe sobre petróleo...







NARIZINHO



Lúcia é a neta da dona Benta e mora com ela na casa grande do Sítio do Picapau Amarelo. Por causa de seu nariz arrebitado todo mundo a chama de Narizinho. Ela adora pipoca e já sabe fazer os bolinhos de polvilho da Tia Nastácia. Ela atua como uma rainha do Sítio mas, contente mesmo, só quando o Pedrinho vem de férias e os dois participam de grandes aventuras.





PEDRINHO
É o neto querido de Dona Benta, o primo querido de Narizinho. Tem 10 anos, mora e estuda na cidade e o que mais gosta no mundo é passar as férias no sítio da vovó. Adora também café com bolinho de frigideira preparados pela Tia Nastácia. É um menino de grande coragem. Não tem mesmo medo de nada. Quando apareceu uma onça, ele organizou uma caçada e trouxe a bicha morta. Foi o único que conseguiu pegar um Saci e conhecer os mistérios da noite na floresta.








RABICÓ
Esse porquinho salvou-se de ir para o forno porque Narizinho brincava com ele desde pequenino. Foi batizado de Rabicó porque só possuía um toquinho de cauda. Só pensa em comer. Entrou pra turma, virou marquês, e participa de todas as aventuras.








PRÍNCÍPE ESCAMADO

É príncipe e rei do Reino das Águas Claras. Anda em carruagem puxada por cavalos marinhos, tem um exército de peixes espada. Ficou noivo da Narizinho e levou toda a turma para conhecer as maravilhas do fundo do mar.






QUINDIM
É um rinoceronte enorme que fugiu de um circo de cavalinhos no Rio de Janeiro e foi parar nas matas do Sítio de dona Benta. No começo só a Emília sabia onde ele estava. Antes de entrar para a turma do Pedrinho deu muito trabalho, assustando muita gente. Depois amansou, enturmou e foi batizado de Quindim, um verdadeiro craque na gramática.









CARAMUJO
Grande médico, o doutor Caramujo, de doença entende tudo. Cura qualquer coisa com suas pílulas milagrosas. Curou o Príncipe Escamado, curou o pinto sura, a Sardine e curou até a "tosse de cachorro" que atormentava a Tia Nastácia. Foi o doutor Caramujo quem deu à Emília a capacidade de falar.






BURRO FALANTE
O Conselheiro foi salvo pelas crianças das
garras de um tigre no País das Fábulas.  É educado
e fala  muito bem. Ele fica no quintal com Quindim,
lendo e conversando. Como sempre dá bons
conselhos, a Emília deu-lhe o nomede Conselheiro.







TIO BARNABÉ

Ele é um homem da roça, que mora nas propriedades de Dona Benta com o consentimento da boa Senhora, onde ajuda nas diversas tarefas do sítio. Um negro velho que vive fumando cachimbo e sabe tudo sobre a floresta, o folclore e supertições. Grande amigo de Pedrinho, foi ele quem ensinou "pegar" um saci.
Seu nome completo é Senhor Barnabé Semicúpio da Silva 

(A reforma da natureza de Monteiro Lobato)


CONTAÇÃO  DE  HISTÓRIA

CONTADORA:  TIA  MARILENE
HISTÓRIA:  A  HISTÓRIA  DE DONA  GALINHA













                     DIA  23  DE  ABRIL,  A  CONTADORA  DE  HISTÓRIAS,  ANA  PAULA ESTEVE  EM  NOSSA  ESCOLA  ENCANTANDO  O  TURNO  DA  TARDE.









terça-feira, 16 de abril de 2013

REUNIÃO DE PAIS


SENHORES  RESPONSÁVEIS,
ATENÇÃO  PARA  OS  DIAS  E  HORÁRIOS  DAS  REUNIÕES  DO  1º  BIMESTRE


TURNO DA  MANHÃ

“A  UNIÃO  FAMÍLIA X ESCOLA  É  A  BASE  DE  TODA  A  EDUCAÇÃO."


 CONTAMOS  COM  A  SUA  PRESENÇA  NA  REUNIÃO  DE PAIS,  QUE  SERÁ  REALIZADA  NO  DIA  22  DE ABRIL,  SEGUNDA-FEIRA,  ÀS  18:30  HORAS.
                                                


                               TURNO DA  TARDE

“CULTIVAR  A  AFETIVIDADE  EM QUALQUER  RELAÇÃO  É  FUNDAMENTAL  PARA  QUE  SE  SEDIMENTE  E  FRUTIFIQUE. PARA  PIAGET,  O  PAPEL  DA  AFETIVIDADE É  FUNCIONAL  NA  INTELIGÊNCIA,  POIS  ESTA  É  A  SUA  FONTE  DE  ENERGIA.”


                      CONTAMOS  COM  A  SUA  PRESENÇA  NA  REUNIÃO  DE PAIS,  QUE  SERÁ  REALIZADA  NO  DIA  29  DE ABRIL,  SEGUNDA-FEIRA,  ÀS  18:30  HORAS.
ATENCIOSAMENTE,
                                               A  DIREÇÃO

segunda-feira, 15 de abril de 2013

FESTA DA FAMÍLIA


CONVITE
FAMÍLIA  NA  ESCOLA
“Família  é  a  base  de  toda  a  educação.  A  união  família  e  escola  forma  uma  sociedade  solidária.”
Venham  participar   da  nossa  confraternização!
Data:  12   de  abril (sexta-feira)
Horário: 18:15 horas
Local:   Nossa  escola

Programação
·        18:30 h -  Coral  dos  alunos  da  escola(alunos  uniformizados)
·        19:00h – Inicio das  atividades:
1-  Sala 4 – Aula  de  Tai Chi Chuan( 40 minutos)- 15 vagas;
2-  Sala 5 – Palestra  com  Nutricionista(40 minutos)-
30 vagas;
3-  Sala 6 – Palestra  com  psicóloga(40 minutos)-
40  vagas;
4-  Sala  de  vídeo – Aula  de  relaxamento(40 minutos) – 40 vagas;
A  ficha  para  se   inscrever   para  as atividades  relacionadas  acima,  segue  juntamente  com  o  convite.

Após o  Coral, haverá   brinquedos para as  crianças que ficarão na  companhia das  professoras;
Ao  fim  das  atividades  em  sala  de aula,  cada  pai  deverá  se  responsabilizar  pelo  seu  filho,  nos  brinquedos.



A  Escola  está  feliz  ao  ver  a  significativa  participação  da  família  neste  evento.





















Agradecemos  aos  colaboradores:   Nutricionista  Amanda;  Pedagoga  Cirley  e  Psicóloga  Denise ;  Carlos,  aula de  Tai  Chi  Chuan; Kátia,  aula  de  relaxamento.





Acesse vídeo:  Música - A  minha  família/Régis  Danese

http://www.youtube.com/watch?v=tv6U6lRAtws