NO 2º SEMESTRE DE 2012, OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL II TIVERAM A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DAS AULAS DE CAPOEIRA.
INSTRUTOR: DOUGLAS VINÍCIUS DE ANDRADE
O POTENCIAL DA CAPOEIRA NA ESCOLA!
TEXTO: DUNGA ACAPOEIRA/YURI FREIRE
VAMOS PENSAR UM POUCO:
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TEM COMO GRANDE OBJETIVO USUFRUIR DE UMA GAMA DE MANIFESTAÇÕES CORPORAIS(LUTAS, JOGOS, BRINCADEIRAS, GINÁSTICA, DANÇA, MÚSICA, ETC.), TRANSMITINDO SEUS VALORES PARA FORMAR CIDADÃOS.
PODEMOS CITAR:LUTA - EXTRAVASA E CONTROLA A AGRESSIVIDADE, AUMENTA A RESPONSABILIDADE, PERCEPÇÃO E RACIOCÍNIO.
DANÇA - DESENVOLVE A DISCIPLINA, SOCIALIZA, DESENVOLVE A CRIATIVIDADE, AMPLIA A LINGUAGEM CORPORAL DO ALUNO E A CAPACIDADE MOTORA.
MÚSICA - AMPLIA O RACIOCÍNIO, COORDENAÇÃO, SENSIBILIDADE, PACIÊNCIA E A CAPACIDADE DE MEMORIZAÇÃO.
GINÁSTICA - AUMENTA A CONCENTRAÇÃO E A AUTOESTIMA, AUXILIA NO EQUILÍBRIO CORPÓREO, FORTALECE MÚSCULOS, LIGAMENTOS, TENDÕES E ARTICULAÇÕES.
JOGOS - CRIA O SENSO DE JUSTIÇA E ESTÉTICA E DESPERTA O GOSTO PELO INESPERADO, IMPREVISÍVEL.
POR QUE A CAPOEIRA, QUE POSSUI TODAS ESSAS MODALIDADES NUMA SÓ, NÃO POSSUI ESPAÇO CONSIDERATIVO NAS ESCOLAS BRASILEIRAS?
Nenhum comentário:
Postar um comentário