quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

PROJETO:  CAPOEIRA  NA  ESCOLA

      NO  2º  SEMESTRE  DE  2012,  OS  ALUNOS  DA  EDUCAÇÃO  INFANTIL  II TIVERAM  A  OPORTUNIDADE  DE  PARTICIPAR  DAS  AULAS  DE  CAPOEIRA.
INSTRUTOR:  DOUGLAS  VINÍCIUS  DE  ANDRADE


O  POTENCIAL  DA  CAPOEIRA  NA  ESCOLA!
TEXTO:   DUNGA  ACAPOEIRA/YURI  FREIRE


VAMOS  PENSAR  UM  POUCO:


A  EDUCAÇÃO  FÍSICA  ESCOLAR  TEM  COMO  GRANDE  OBJETIVO  USUFRUIR   DE  UMA  GAMA  DE  MANIFESTAÇÕES  CORPORAIS(LUTAS,  JOGOS,  BRINCADEIRAS,  GINÁSTICA,  DANÇA,  MÚSICA,  ETC.),  TRANSMITINDO  SEUS  VALORES  PARA  FORMAR  CIDADÃOS.  
PODEMOS  CITAR:

LUTA - EXTRAVASA  E  CONTROLA  A  AGRESSIVIDADE,  AUMENTA  A  RESPONSABILIDADE,  PERCEPÇÃO  E  RACIOCÍNIO.

DANÇA - DESENVOLVE  A  DISCIPLINA, SOCIALIZA,  DESENVOLVE  A  CRIATIVIDADE,  AMPLIA  A  LINGUAGEM  CORPORAL  DO  ALUNO  E  A CAPACIDADE  MOTORA.

MÚSICA -  AMPLIA  O  RACIOCÍNIO,  COORDENAÇÃO,  SENSIBILIDADE,  PACIÊNCIA  E  A  CAPACIDADE  DE MEMORIZAÇÃO.

GINÁSTICA -  AUMENTA  A  CONCENTRAÇÃO  E  A  AUTOESTIMA,  AUXILIA  NO  EQUILÍBRIO  CORPÓREO,  FORTALECE  MÚSCULOS,  LIGAMENTOS,  TENDÕES  E  ARTICULAÇÕES.

JOGOS - CRIA  O  SENSO  DE  JUSTIÇA  E  ESTÉTICA  E  DESPERTA  O  GOSTO  PELO  INESPERADO,  IMPREVISÍVEL.


    POR QUE  A  CAPOEIRA,  QUE  POSSUI  TODAS  ESSAS  MODALIDADES  NUMA  SÓ,  NÃO POSSUI  ESPAÇO  CONSIDERATIVO  NAS  ESCOLAS  BRASILEIRAS?























Nenhum comentário:

Postar um comentário